O que faz um Profissional de Letras?

Hoje, 21 de maio, comemoramos o dia do Profissional de Letras.

Qual é a primeira coisa que você pensa quando falamos em profissional de Letras? A resposta mais comum é dar aulas de língua portuguesa ou de língua estrangeira. Muito além disso, as possibilidades de atuação de um profissional de letras são amplas.


1. Revisão

O profissional de Letras pode trabalhar com revisão de textos. Não existe restrição de gênero textual, ele pode fazer desde a correção de produções acadêmicas, como artigos e TCCs, até ser contratado em uma agência de publicidade para verificar os textos das campanhas e em agências de tradução para revisar traduções dos mais vários assuntos.


2. Tradução

O curso de Letras pode ter habilitação na língua local e em uma língua estrangeira. Por conta disso, o profissional está apto para trabalhar com a tradução de conteúdos para clientes particulares ou agências de tradução.


3. Interpretação

Outra opção é a tradução simultânea de reuniões ou de transmissões ao vivo, palestras, reuniões entre outras. O intérprete utiliza suas habilidades em mais de um idioma para intermediar pessoas que precisam se comunicar, mas não falam o mesmo idioma.


4. Editoração

O profissional pode ser contratado para verificar se os textos atendem aos requisitos do local de publicação. Por exemplo, se uma revista científica recebe diversos artigos acadêmicos com determinados padrões, cabe ao profissional que trabalha na editoração verificar quais estão dentro desse padrão. Vale lembrar que não é só um trabalho de revisão das normas estéticas ou tipográficas, como espaçamento e tamanho da fonte, mas de adequação do conteúdo ao formato da publicação (revista, livro, e-book).


5. Produção de Conteúdo

Ser redator é outra linha de carreira possível para o profissional de Letras. Por conhecer as especificidades técnicas da língua e estudar os mais diversos formatos de texto, o profissional de letras está apto para produzir textos eficientes. Sendo assim, ele pode atuar em jornais, revistas, agências de publicidade e editoras produzindo conteúdos para várias empresas e agências de publicidade e de tradução.


6. Professor

Caso deseje enveredar pela área do ensino acadêmico, também é possível cursar uma pós-graduação, como Mestrado e Doutorado, e se tornar professor e pesquisador em Letras.


Vale ressaltar que em tempos de nomadismo digital, o profissional de letras tem a possibilidade de trabalhar tranquilamente de sua casa ou de qualquer lugar do mundo, precisando apenas de um computador e um provedor de internet, fornecendo todos os serviços acima.


DICA IMPORTANTE: Jamais deixe de se atualizar. A tecnologia existe e está a favor de todos, porém, a cada dia surgem novos conhecimentos que são super importantes para se manter em progresso nessa profissão maravilhosa. Não deixe também de fazer cursos especializados nas áreas nas quais deseja se especializar.


1 visualização

Grupo Abide

55 (11) 97642-6556
 

Copyright © 2015 AbideTraduções - Todos os Direitos Reservados