Planejamento Estratégico e a Parábola do Construtor da Torre | Lucas 14:28:30

O planejamento estratégico é o início de todas as ações que uma empresa realizará ao longo de um período para alcançar o sucesso. Administra tempo, recursos e energia para a estratégia de negócio, focando no que realmente importa a longo prazo auxilia na compreensão das mudanças do ambiente externo e interno, reconhecendo problemas que possam surgir ao longo do caminho e identifica as oportunidades de melhoria para o seu negócio.

Torna a empresa mais preparada

para as mudanças, prevendo o processo de construção, análise e validação contínua da estratégia do seu negócio.


A parábola do Construtor da Torre, Lucas 14:28-30 diz:

"Qual de vocês, se quiser construir uma torre, primeiro não se assenta e calcula o preço, para ver se tem dinheiro suficiente para completá-la? Pois, se lançar o alicerce e não for capaz de terminá-la, todos os que a virem rirão dele, dizendo: ‘Este homem começou a construir e não foi capaz de terminar’”.


Por que ele não foi capaz de terminar? Porque não planejou! Não pensou em todos os detalhes necessários para construir uma torre sólida e duradoura. Esse é o ponto principal, onde a maioria das empresas falham.


O que podemos concluir comparando essa parábola bíblica com o planejamento estratégico?


Que fazer um planejamento estratégico concreto, útil e assertivo é um grande desafio, pois exige disciplina e persistência. É por meio dele que as ações imediatas são transformadas em ações planejadas, direcionando todos os esforços em prol de um bem comum e desenvolvendo o pensamento sistêmico como um todo. Um bom planejamento estratégico aproxima a empresa do seu sonho, aumentando a probabilidade dele se tornar realidade e de obter sucesso nos projetos bem estruturados. Além disso deixa o ambiente mais integrado e alinhado, as pessoas passam a falar um idioma comum e assim fica mais fácil seguir na mesma direção. A construção de um bom planejamento estratégico significa não deixar sua empresa à deriva, permitindo que a maré e o vento a levem para águas desconhecidas. É fazer opções, assegurar sobrevivência e longevidade. Mas é essencialmente buscar em conjunto uma visão de futuro sustentada numa vantagem competitiva de valor e que traga a certeza de que sua empresa conseguirá dar conta de tudo o que precisa. Prever tudo o que sua empresa precisa antes de iniciar algum projeto é a maior certeza de sucesso que pode existir.


0 visualização

Grupo Abide

55 (11) 97642-6556
 

Copyright © 2015 AbideTraduções - Todos os Direitos Reservados